|
Post by PeepingTom on Oct 29, 2012 12:20:22 GMT -5
Neste espaço podem classificar os filmes que tenham visto recentemente, e podem ou não acompanhar essa classificação com um comentário mais aprofundado. Podem também criar um tópico novo sobre filmes individuais na secção Críticas. Ok, vocês sabem como funciona...
|
|
|
Post by John Parker on Oct 29, 2012 20:57:50 GMT -5
As minhas primeiras classificações no novo Peeping Tom são, no mínimo, generosas, se calhar mais em quantidade do que em qualidade, mas, de qualquer modo, é bom "abrir as hostes" em abundância.
Deste conjunto de visionamentos, há um nome que sobressai: Richard C. Sarafian, conhecido pela maioria graças ao seu clássico de culto "Vanishing Point", mas, como pude comprovar, realizou pelo menos mais duas obras de enorme relevo. "A Man in the Wilderness" é uma poderosa experiência estética sobre um homem e a sua batalha pela sobrevivência aos olhos da Natureza e aos olhos de Deus. Esta espécie de religiosidade terrena, comovida com os grande feitos dos homens in-significantes, ganha o seu arrebatamento romântico em "The Man Who Loved Cat Dancing", história em que o amor não filmado puxa até aos píncaros aquele que vemos desenrolar, diria "naturalmente", à nossa frente. Sarafian é o westerner telúrico e transcendental, um homem que foi beber a Ford e que deu seguramente de beber a Malick - é também o que canta mais alto a dignidade da cultura índia. Por fim, destaco ainda "Keoma", western spaghetti sobre a vingança de um homem livre de coração quente, e "Rolling Thunder", filme que quase atinge a perfeição pela forma como "amontoa atmosfera", sem se saber sempre ao certo para onde acabará por nos levar - é o ponto mais alto na carreira desse cineasta demasiado ignorado chamado John Flynn.
Premium Rush de David Koepp -*
Mekong Hotel de Apichatpong Weerasethakul -*
Ashes de Apichatpong Weerasethakul -**
A Vossa Casa (2012) de João Mário Grilo -**
Free Radicals: A History of Experimental Film (2012) de Pip Chodorov -**
Grave Encounters (2011) de The Vicious Brothers -**
Des hommes et des dieux (2010) de Xavier Beauvois -**
António Sena. A mão esquiva (2009) de Jorge Silva Melo -***
Tradurre (2009) de Pier Paolo Giarolo -***
Paltadacho Munis/The Man Beyond the Bridge (2009) de Laxmikant Shetgaonkar -**
Chitaem 'Blokadnuyu knigu'/Reading Book of Blockade (2009) de Aleksandr Sokurov -****
Chi bi/A Batalha de Red Cliff (2008) de John Woo -***
Casting a Glance (2007) de James Benning -****
Perfect Stranger (2007) de James Foley -*
Fear (1996) de James Foley -0
Blackjack (1998, TV) de John Woo -*
Brainscan (1994) de John Flynn -*
Maniac Cop 2 (1990) de William Lustig -**
After Dark, My Sweet (1990) de James Foley -0
Lock Up (1989) de John Flynn -***
Maniac Cop (1988) de William Lustig -**
Best Seller (1987) de John Flynn -***
Ying hung boon sik II/A Better Tomorrow II (1987) de John Woo -***
Ying hung boon sik/A Better Tomorrow (1986) de John Woo -***
Yinh xiong wu lei/Heroes Shed No Tears (1986) de John Woo -***
Eye of the Tiger (1986) de Richard C. Sarafian -***
At Close Range (1986) de James Foley -**
52 Pick-Up (1986) de John Frankenheimer -****
Crimewave (1985) de Sam Raimi -*
Reckless (1984) de James Foley -***
Rolling Thunder (1977) de John Flynn -****
Keoma (1976) de Enzo G. Castellari -****
The Man Who Loved Cat Dancing (1973) de Richard C. Sarafian -****
Il grande duello (1972) de Giancarlo Santi -***
Man in the Wilderness (1971) de Richard C. Sarafian -*****
Sayat Nova (1968) de Serguei Paradjanov -****
Revisionamentos
First Blood (1982) de Ted Kotcheff -***
Padre padrone (1977) de Paolo e Vittorio Taviani -***
Hotel Monterey (1972) de Chantal Akerman -*****
La chinoise (1967) de Jean-Luc Godard -*****
Une femme est une femme (1961) de Jean-Luc Godard -****
Toute la mémoire du monde (1956) de Alain Resnais -*****
|
|
|
Post by La Chinoise on Oct 30, 2012 3:49:58 GMT -5
On the Road (2012), de Walter Salles: * * * Iron Jawed Angels (2004), de Katja von Garnier: * * Chi ming yu chun giu / Love in a Puff (2010), de Pang Ho-Cheung: * * * Chun giu yu chi ming / Love in the Buff (2012), de Pang Ho-Cheung: * * ½ Snow Flower and the Secret Fan (2011), de Wayne Wang: * *
No London Film Festival: Ji yi wang zhe wo / Memories Look at Me (2012), de Fang Song: * * * * Beautiful 2012 (2012), de Kim Tae-yong, Tsai Ming-liang, Gu Changwei e Ann Hui: * * * * Linhas de Wellington (2012), de Valeria Sarmiento: * * * The Spanish Dancer (1923), de Herbert Brenon: * * *
Revisionamentos: Mystery Train (1989), de Jim Jarmusch: * * * * Sleepy Hollow (1999), de Tim Burton: * * * * Bullets Over Broadway (1994), de Woody Allen: * * * * ½ Amor e Dedinhos de Pé (1992), de Luís Filipe Rocha: * * * Citizen Kane (1941), de Orson Welles: * * * * * Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock: * * * * *
|
|
|
Post by Leeroy on Oct 30, 2012 4:49:54 GMT -5
On the Road de Walter Salles - ***
Amour de Michael Haneke - ****
Intouchables de Olivier Nakache e Eric Toledano - ***
Unknown de Jaume Collet-Serra - 0
Magic Mike de Steven Soderbergh - ****
Bienvenue chez les Chtis de Dany Boon - *
|
|
|
Post by PeepingTom on Nov 1, 2012 14:55:43 GMT -5
Ultimamente deixe-me de classificar filmes, começou a parecer-me um exercício um bocado redundante. Mas pronto, enquanto estou a ponderar voltar a fazê-lo para poder participar mais activamente nesta secção do fórum, aqui ficam os meus dois últimos visionamentos: - 4:44 Last Day on Earth (2011), de Abel Ferrara *** Como qualquer título do Ferrara, este tem o seu quê de especial. Chateou-me um pouco o tom excessivamente pregador enquanto se andava em volta das causas do fim do mundo, mas consegue momentos íntimos bastante interessantes. E sinceramente, achei os minutos finais bastante bem conseguidos, inclusivamente mais intensos e sufocantes do que os desse outro filme-de-autor-sobre-o-armagedão, Melancholia. - Le Havre (2011), de Aki Kaurismäki **** Tocante, plasticamente muito bonito, excelente André Wilms, e uma oportunidade para ver o Jean-Pierre Léaud em versão greasy, e uma magnífica cadela chamada Laika. E, claro, ser portista ajuda bastante, sr. Kaurismäki
|
|
|
Post by migueldomingues on Nov 2, 2012 4:20:06 GMT -5
Foi um mês em serviços mínimos, mas cá vai:
To Rome With Love de Woody Allen ***
Trois Couleurs: Bleu (revisão) de Krzystof Kieslowski ****
Trois Couleurs: Blanc de Krzystof Kieslowski ***
Trois Couleurs: Rouge de Krzystof Kieslowski *****
Sedotta e Abbandonata de Pietro Germi *** 1/2
Pode ser que Novembro seja melhor...
|
|
|
Post by PeepingTom on Nov 2, 2012 4:31:41 GMT -5
Bem vindo, Miguel.
|
|
|
Post by John Parker on Nov 2, 2012 9:26:53 GMT -5
Muito bem-vindo, Miguel! Espero que isto se torne "prática" recorrente!
|
|
|
Post by Flávio Gonçalves on Nov 2, 2012 15:06:07 GMT -5
É muito bom fazer parte de um espaço que começou a entrar em desuso (o fórum online) e partilhar convosco as experiências cinéfilas. Aqui vão os meus mais recentes visionamentos (passadas 2 semanas):
Splendor in the Grass (1961), de Elia Kazan (revisionamento) - * * * * *
Letter from an Unknown Woman (1948), de Max Ophüls - * * * * *
Deste Lado da Ressurreição (2012), de Joaquim Sapinho - * * * * *
Frenzy (1972), de Alfred Hitchcock - * * * * *
Ma Mère (2004), de Christophe Honoré - * * *
War Horse (2011), de Steven Spielberg (revisionamento) - * * * *
Conviction (2010), de Tony Goldwyn - * *
The River (1951), de Jean Renoir (revisionamento) - * * * * *
|
|
|
Post by John Parker on Nov 2, 2012 16:12:09 GMT -5
É muito bom fazer parte de um espaço que começou a entrar em desuso (o fórum online) e partilhar convosco as experiências cinéfilas. Aqui vão os meus mais recentes visionamentos (passadas 2 semanas): Deste Lado da Ressurreição (2012), de Joaquim Sapinho - * * * * * Muito bem-vindo, Flávio! Espero continuar a ver-te por aqui! Primeira nota, em relação ao filme do Sapinho: A SÉRIO? Desculpa, mas vi-o há bocado e a minha reacção foi de quase completa indiferença...
|
|
|
Post by Flávio Gonçalves on Nov 2, 2012 16:36:22 GMT -5
Primeira nota, em relação ao filme do Sapinho: A SÉRIO? Desculpa, mas vi-o há bocado e a minha reacção foi de quase completa indiferença... Obrigado Luís pelas boas-vindas Tenho de discordar (este espaço também é, felizmente, feito destas discordâncias) e de confessar a minha enorme admiração por um objeto tão misterioso e de uma beleza perturbante (que dizer dos primeiros e último planos? e daquele mar do Guincho? e daquela montagem poética*? e...?), que nos faz literalmente perder as coordenadas. * (sobre a questão da montagem: recordo a cena de A Nossa Música em que Godard nos fala daquilo que é o verdadeiro poder do campo / contra-campo. A justaposição alternada de cenas, como dizemos nós a "montagem paralela", pode ter - e tem, neste filme - uma força lírica. No sentido em que, neste caso específico, me parece que a separação dos dois irmãos e as questões da fé, do amor e da esperança vão funcionando como poderosas rimas - como se a montagem nos desse a imagem verdadeiramente invisível, o nosso desejo: ver aquela família de novo unida. E nem o final nos dá esse "prazer" de modo explícito. Seria redundante, afinal...) As referências que encontro como sendo as mais próximas são Bresson (aquele tom de parábola minimalista parece beber muito daqui) e, inevitavelmente, Tarkovsky. Mas algo de único nasce aqui, como um filme fora de qualquer enquadramento. Foi uma experiência intensa que tenho digerido lentamente e que espero reviver na Cinemateca e, talvez, em sala. Mas acredito que não seja para todos. (Aliás ao meu lado estavam pessoas que, como se diz, "viram outro filme"
|
|
|
Post by John Parker on Nov 2, 2012 19:51:30 GMT -5
Primeira nota, em relação ao filme do Sapinho: A SÉRIO? Desculpa, mas vi-o há bocado e a minha reacção foi de quase completa indiferença... Obrigado Luís pelas boas-vindas Tenho de discordar (este espaço também é, felizmente, feito destas discordâncias) e de confessar a minha enorme admiração por um objeto tão misterioso e de uma beleza perturbante (que dizer dos primeiros e último planos? e daquele mar do Guincho? e daquela montagem poética*? e...?), que nos faz literalmente perder as coordenadas. * (sobre a questão da montagem: recordo a cena de A Nossa Música em que Godard nos fala daquilo que é o verdadeiro poder do campo / contra-campo. A justaposição alternada de cenas, como dizemos nós a "montagem paralela", pode ter - e tem, neste filme - uma força lírica. No sentido em que, neste caso específico, me parece que a separação dos dois irmãos e as questões da fé, do amor e da esperança vão funcionando como poderosas rimas - como se a montagem nos desse a imagem verdadeiramente invisível, o nosso desejo: ver aquela família de novo unida. E nem o final nos dá esse "prazer" de modo explícito. Seria redundante, afinal...) As referências que encontro como sendo as mais próximas são Bresson (aquele tom de parábola minimalista parece beber muito daqui) e, inevitavelmente, Tarkovsky. Mas algo de único nasce aqui, como um filme fora de qualquer enquadramento. Foi uma experiência intensa que tenho digerido lentamente e que espero reviver na Cinemateca e, talvez, em sala. Mas acredito que não seja para todos. (Aliás ao meu lado estavam pessoas que, como se diz, "viram outro filme" Sim, o filme está cheio de ideias interessantes, mas, na minha opinião, nunca encontra um rumo sólido para as pôr em prática. O paralelismo entre a fé e o surf, ou o próprio cinema (como vi o Sapinho fazer numa entrevista) é arrancado a ferros, completamente artificial, na presença aliás apenas de esboços de personagens e nada mais...
|
|
|
Post by Leeroy on Nov 4, 2012 9:27:28 GMT -5
Michael de Markis Schleinzer - ***
Take Shelter de Jeff Nichols - ***
Skyfall de Sam Mendes - *
Dark Shadows de Tim Burton - *
Tabu de Miguel Gomes - ****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Nov 7, 2012 9:59:12 GMT -5
Ora viva, novamente!
O Gebo e a Sombra (2012) de Manoel de Oliveira: * * * * ½
The Bird House (2006) de Eng Yow Khoo: * *
Cesare Deve Morire (2012) de Paolo Taviani & Vittorio Taviani: * * * *
Inside (2012) de Zeki Demirkubuz: * ½
Lisa e il Diavolo (1974) de Mario Bava: *
Sanam (2000) de Rafi Pitts: * * * ½
Kotoko (2012) de Shinya Tsukamoto: * * * *
|
|
|
Post by John Parker on Nov 7, 2012 11:49:54 GMT -5
|
|