|
Post by rupertcadell on Dec 26, 2012 6:03:27 GMT -5
Barbara - Christian Petzold - 3
The Color Wheel - Alex Ross Perry - 3
On The Road - Walter Salles - 1
Undefeated - Daniel Lindsay & T.J Martin - 4
The House At The End Of The Street - Mark Tonderai - 1
|
|
|
Post by John Parker on Dec 26, 2012 16:21:41 GMT -5
Finalmente vi "Tape", obra - que penso ter estreado directamente em DVD cá em Portugal - que queria ver desde 2001, mas que só agora tive essa oportunidade. Um daqueles raros filmes que, com plot minimal e actores (sobretudo um: Ethan Hawke) em grande forma, nos cativa desde o primeiro até ao último minuto. Não é uma sedução vazia, dada a inteligência do subtexto: haverá julgamentos morais justos? Quem olha de mais para o outro não estará a olhar de menos para si mesmo? O que é a verdade e o que é a mentira? Enfim, sem ser formalmente muito interessante, é um típico Linklater bem sucedido. Uma surpresa: o divertido "National Treasure", que encosta a um canto o "Código Da Vinci" e que não embaraça um "Indiana Jones". Também para o Natal, deixo aquele que é, quanto a mim, o espectáculo mais belo do mundo: o circo... de Tati. "Parade", obra-prima realizada para a televisão pelo eterno Sr. Hulot e aqui se destaca pelo seu dispositivo formal, que faz da audiência palco e do palco audiência, com uma naturalidade desconcertante.
Life of Pi de Ang Lee -**
50/50 (2011) de Jonathan Levine -**
The Raid: Redemption (2011) de Gareth Evans -**
The Tracey Fragments (2007) de Bruce McDonald -**
National Treasure (2004) de Jon Turteltaub -***
15 Minutes (2001) de John Herzfeld -0
Tape (2001) de Richard Linklater -****
George Washington (2000) de David Gordon Green -***
Blue Steel (1989) de Kathryn Bigelow -***
Parade (1974, TV) de Jacques Tati -*****
|
|
|
Post by Leeroy on Dec 27, 2012 8:36:10 GMT -5
Savages de Oliver Stone - 0
Le Havre de Aki Kaurismaki - **
|
|
|
Post by Leeroy on Dec 28, 2012 10:14:55 GMT -5
Lincoln de Steven Spielberg - **
Jack Reacher de Christopher McQuarrie - **
|
|
|
Post by John Parker on Dec 28, 2012 10:23:08 GMT -5
Por acaso, estão-me a desalentar com essas reacções ao "Lincoln", esperava um regresso à boa forma do Spielberg...
|
|
|
Post by John Parker on Dec 28, 2012 12:11:08 GMT -5
Por acaso, estão-me a desalentar com essas reacções ao "Lincoln", esperava um regresso à boa forma do Spielberg... Parece uma mini-série de luxo realizada por um conjunto de técnicos. Dramaturgia sem critério: como não existe pensamento sobre o porquê de se estar a ilustrar aquele argumento, nunca se sabe que planos escolher e porquê. Resultado: um filme falado que nunca agarra nenhum plano, montado indiferentemente, sem nenhuma convicção a orientar o caminho. Por isso mesmo, o boneco unidimensional de Daniel Day-Lewis nunca é mais que um actor excelente a fazer uma imitação perfeita da ideia mitológica de Lincoln ao mesmo tempo que ingloriamente o tenta puxar à terra, só que o filme nunca sabe o que fazer com ele nem que figura quer pintar. Nem tem noção de quando deve acabar (cenas finais péssimas). Isso confirma os meus piores receios.
|
|
|
Post by Leeroy on Dec 29, 2012 13:22:06 GMT -5
Parece uma mini-série de luxo realizada por um conjunto de técnicos. Dramaturgia sem critério: como não existe pensamento sobre o porquê de se estar a ilustrar aquele argumento, nunca se sabe que planos escolher e porquê. Resultado: um filme falado que nunca agarra nenhum plano, montado indiferentemente, sem nenhuma convicção a orientar o caminho. Por isso mesmo, o boneco unidimensional de Daniel Day-Lewis nunca é mais que um actor excelente a fazer uma imitação perfeita da ideia mitológica de Lincoln ao mesmo tempo que ingloriamente o tenta puxar à terra, só que o filme nunca sabe o que fazer com ele nem que figura quer pintar. Nem tem noção de quando deve acabar (cenas finais péssimas). Isso confirma os meus piores receios. Tenho que concordar globalmente com o que o Tiago diz. É um filme demasiado académico, certinho, sem rasgo, e sim, deveras unidimensional. O elenco está todo ele muito bem, mas inexoravelmente preso por essas amarras dramáticas. Custa-me pensar que o "grande" Day-Lewis posso ganhar o seu 3º Oscar por isto...
|
|
|
Post by Leeroy on Dec 30, 2012 8:46:43 GMT -5
Oslo, August 31 de Joachim Trier - ****
4:44 Last Day On Earth de Abel Ferrara - **
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Dec 31, 2012 0:24:52 GMT -5
Threshold of Spring (1963) de Tieli Xie: * * * *A Mulher Polícia (2003) de Joaquim Sapinho: * *Julião Sarmento (1994) de Joaquim Sapinho: * *Hanezu (2011) de Naomi Kawase: * * ½The Last Dining Table (2006) de Gyeong-tae Roh: * * ½Mercado de futuros (2011) de Mercedes Álvarez: * * * *Bela maneira de fechar o ano com esta proposta que merece uma menção honrosa junto dos melhores filmes de 2012. Para o ano há mais.
|
|
|
Post by John Parker on Jan 2, 2013 13:05:39 GMT -5
O que tenho a destacar? Apetece citar Orson Welles, mudando o conteúdo da resposta: Walsh, Walsh, Walsh. "The Big Trail" é megaprodução autoral como nunca mais se voltou a fazer - cinema sonoro ainda a sonhar com a magnitude universal e pessoal de um Griffith. "Deperate Journey" é um filme de acção - cativante do primeiro ao último minuto - desenrolado em plena II Guerra Mundial. Foi feito em 1942 e, contudo, já procura fugir aos estereótipos no retrato do inimigo - exemplo da resistente alemã que pede a Flynn para "espalhar a palavra" sobre os feitos de todos os alemães que lutam internamente contra o nazismo. Mais um destaque: "Guerra Civil" de Pedro Caldas, filme que, por causa dos direitos de autor sobre um tema musical, não teve estreia em sala no nosso país. É impensável em qualquer parte do mundo, muito mais em Portugal - onde o cinema escasseia em quantidade -, que por motivos destes não se dê a ver um filme com a pungência e pujança de "Guerra Civil".
Dredd (2012) de Peter Travis -**
Grave Encounters 2 (2012) de John Poliquin -**
The Collection (2012) de Marcus Dunstan -*
Killing Them Softly (2012) de Andrew Dominik -***
Guerra Civil (2010) de Pedro Caldas -****
Four Lions (2010) de Christopher Morris -**
The Collector (2009) de Marcus Dunstan -**
Meghe Dhaka Tara/The Cloud-Capped Star (1960) de Ritwik Ghatak -****
Desperate Journey (1942) de Raoul Walsh -****
The Big Trail (1930) de Raoul Walsh -*****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Jan 2, 2013 22:48:02 GMT -5
Just the Wind (2012) de Benedek Fliegauf: * * * ½
Akkyz (2011) de Zhanabek Zhetiruov: * ½
10 + 4 (2007) de Mania Akbari: * * * ½
My Way (2012) de Ann Hui: * * * *
Inglourious Basterds (2009) de Quentin Tarantino: * *
Small Time Crooks (2000) de Woody Allen: * * * * *
The Life Aquatic with Steve Zissou (2004) de Wes Anderson: 0
|
|
|
Post by rupertcadell on Jan 5, 2013 14:17:08 GMT -5
Sinister - Scott Derrickson - 3
Cesare Deve Morire - Paolo & Vittorio Taviani - 3
This is 40 - Judd Apatow - 1
Berberian Sound Studio - Peter Strickland - 4
Save The Date - Michael Mohan - 2.5
Zero Dark Thirty - Kathryn Bigelow - 2
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Jan 7, 2013 23:46:06 GMT -5
Guerra Civil (2010) de Pedro Caldas: * * * ½Wolf's Hole (1987) de Vera Chytilová: 0Late Autumn (2010) de Kim Tae-Yong: * *Return to Burma (2011) de Midi Z.: * *The Arch (1969) de Tang Shuxuan: * * * * *Tinha acabado um minuto antes naquele freeze frame e era certamente um dos mais assombrosos finais em freeze frame que tenho memória Perdeu-se um final épico mas ainda assim ficou um belíssimo ultimo plano. "And time moves on - Anguish and torment remain momentous only because we feel the pain"The Big Mouth (1967) de Jerry Lewis: * * ½Revisionamento:The Bellboy (1960) de Jerry Lewis: * * * * *The Ladies Man (1961) de Jerry Lewis: * * * * *
|
|
|
Post by rupertcadell on Jan 9, 2013 7:37:42 GMT -5
Searching for Sugar Man - Malik Bendjelloul - 1
Green - Sophia Takal - 2
Rapace - João Nicolau (2006) - 1
Fim-de-Semana - Cláudia Varejão (2007) - 1
O Inferno - Carlos Conceição (2011) - 1
Tristana - Luis Buñuel (1970) - 4
|
|
|
Post by La Chinoise on Jan 10, 2013 18:11:27 GMT -5
The Hobbit: An Unexpected Journey (2012), de Peter Jackson: * * * Duli shidai / A Confucian Confusion (1994), de Edward Yang: * * * * Majiang / Mahjong (1996), de Edward Yang: * * * ½ Da moshu shi / The Great Magician (2011), de Derek Yee: * * Life of Pi (2012), de Ang Lee: * * *
Revisionamentos: Kongbu fenzi / The Terrorizers (1986), de Edward Yang: * * * * * Guling jie shaonian sharen shijian / A Brighter Summer Day (1991), de Edward Yang: * * * * * Tao jie / A Simple Life (2011), de Ann Hui: * * * *
|
|