|
Post by Leeroy on Feb 25, 2013 9:24:57 GMT -5
Moon de Duncan Jones - **
Three Monkeys de Nuri Bilge Ceylan - ****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Mar 1, 2013 9:30:28 GMT -5
Strongman Ferdinand (1976) de Alexander Kluge: * * * * ½
P-047 (2011) de Kongdej Jaturanrasamee: * * * *
Sofia e a Educação Sexual (1974) de Eduardo Geada: * * * ½
El Velador (2011) de Natalia Almada: * * *
Night Drum (1958) de Tadashi Imai: * * * *
Le Monde de Paul Delvaux (1946) de Henri Storck: * *
Osmanthus Alley (1987) de Kun Hao Chen: * * * ½
|
|
|
Post by migueldomingues on Mar 1, 2013 10:04:23 GMT -5
Boas,
aqui vão as minhas visões nos meses de Janeiro e Fevereiro, onde, apesar de tudo, até houve coisas boas...
In Bruges de Peter McDonagh **** (belos diálogos ou a influência de Harold Pinter tantos anos depois do Point Blank de John Boorman)
Silver Linnings Playbook de David O Russell *** 1/2 ( A Jennifer Lawrence levava-me ao altar... não tivesse havido outra mulher a antecipar-se)
Absolute Power de Clint Eastwood **** 1/2 (ah! os tempos em que o Eastwood até em piloto automático fazia grandes filmes!)
Zero Dark Thirty de Kathryn Bigelow **** 1/2 (conta-me como foi... a guerra ao terrorismo)
Potiche de François Ozon *** (a grande surpresa é haver um filme razoável por baixo de todo aquele kitsch)
A Religiosa Portuguesa de Eugène Green * (tive de lavar os olhos com água de rosas depois de o ver; detestei a Leonor Baldaque e a sua carinha de menina queque)
L'Assassin Habite... au 21 de Henri-Georges Clouzot *** 1/2 (mais sobre ele n'A Pala de Walsh)
The Visitor de Tom McCarthy *** (um filme sólido e regular sobre a década passada e as suas contradições)
Barbara de Christian Petzold **** (um excelente filme sobre o que é viver sobre um regime totalitário e sobre o despertar de uma consciência moral)
Argo de Ben Affleck ** 1/2 (o pior filme do Affleck como realizador, que só ganha força com alguns momentos de montagem nervosa e saltitona, foi o que ganhou o Óscar; vá-se lá perceber)
Killer Joe de William Friedkin **** (feio, porco e muito bom)
REVISÕES
Kinatay de Brillante Mendoza **** (o choque passa, o pesadelo fica)
The Big Lebowski dos irmãos Coen **** (quando for grande quero ser o Dude)
I heart huckabees de David O Russell *** 1/2 (o tipo de filme caótico e disperso que só um bom cineasta consegue)
From Dusk Till Dawn de Robert Rodriguez ** 1/2 (melhores as ideias do que a concretização)
Miller´s Crossing dos irmãos Coen **** (um dos seus filmes mais estilizados e menos histriónicos)
The Yards de James Gray *** 1/2 ( cada vez que o revejo, aprecio imenso a forma e o chiaroscuro mas não me consigo ligar emocionalmente a ele; prefiro We Own The Night e Two Lovers)
Se tudo correr bem, volto no próximo mês. Abraço
|
|
|
Post by John Parker on Mar 3, 2013 13:40:20 GMT -5
Primeira nota para a arquitectura narrativa - e, de facto, é de arquitectura que falamos aqui - que Panahi produz em "O Círculo", no sentido de erigir um dos mais destemidos e brutais retratos do Irão contemporâneo e, especificamente, da condição feminina numa sociedade moralmente desagregada. Destaco o thriller sexual "Black Swan", obra extraordinariamente engenhosa - com uma interpretação incrível de Natalie Portman - realizada por Darren Aronofsky, cineasta com, de facto, muito mais talento que os seus primeiros filmes dão a entender. Sublinhado final para um dos mais belos filmes sobre a infância em toda a história do cinema, com uma enorme actriz pequenina chamada Victoire Thivisol e um realizador (literalmente) posto à sua altura, Jacques Doillon. Ao lado desta Ponette, quase caem no esquecimento os feitos (que existem) de Quvenzhané Wallis em "Beasts of the Southern Wild" - caso paradigmático não de um filme que é só "hype" mas de um filme ultra-"hyped".
Compliance (2012) de Craig Zobel -*
Beasts of the Southern Wild (2012) de Benh Zeitlin -**
Flight (2012) de Robert Zemeckis -***
Argo (2012) de Ben Affleck -**
Frankenweenie (2012) de Tim Burton -****
Black Swan (2010) de Darren Aronofsky -****
Disturbia (2007) de D.J. Caruso -*
Looking for Comedy in the Muslim World (2005) de Albert Brooks -**
Dayereh/O Círculo (2000) de Jafar Panahi -****
Ponette (1996) de Jacques Doillon -*****
Defending Your Life (1991) de Albert Brooks -***
The Guardian (1990) de William Friedkin -**
Gremlins 2: The New Batch (1990) de Joe Dante -***
The Brink's Job (1978) de William Friedkin -***
Hapax Legomena I: Nostalgia (1971) de Hollis Frampton -****
Nostra signora dei turchi (1968) de Carmelo Bene -***
Hermitage (1968) de Carmelo Bene -**
Ohayô/Bom Dia (1959) de Yasujirô Ozu -*****
Party Girl (1958) de Nicholas Ray -****
The Tall Men (1955) de Raoul Walsh -***
Saskatchewan (1954) de Raoul Walsh -****
Creature from the Black Lagoon (1954) de Jack Arnold -****
Revisionamento
Gremlins (1984) de Joe Dante -****
Moonfleet (1955) de Fritz Lang -*****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Mar 7, 2013 10:55:40 GMT -5
Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2011) de Júlia Murat: * * * * ½
A Beautiful Mistake (2010) de Hui Zhou Lu: * ½
First Graders (1984) de Abbas Kiarostami: * * * *
Anima Nera (1962) de Roberto Rossellini: * * * ½
La Frusta e Il Corpo (1963) de Mario Bava: *
Eastern Corridor (1968) de Valentin Vinogradov: * * * ½
The Weight (2012) de Kyu-hwan Jeon: * * * ½
|
|
|
Post by rupertcadell on Mar 10, 2013 17:43:36 GMT -5
The Last Stand - Kim Jee-Woon - 0
Jack and Diane - Bradley Rust Gray - 2
Ginger & Rosa - Sally Potter - 1
Side Effects - Steven Soderbergh - 2
Ride In The Whirlwind - Monte Hellman (1965) - 2
A Ilha dos Amores - Paulo Rocha (1982) - 4.5
|
|
|
Post by Leeroy on Mar 13, 2013 4:50:49 GMT -5
Room 237 de Rodney Ascher - *
Dial M for Murder (3D) de Alfred Hitchcock - ****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Mar 13, 2013 10:50:12 GMT -5
Abrir Puertas y Ventanas (2011) de Milagros Mumenthaler: * *
Savage Wolf Pack (1974) de Yasuharu Hasebe: * ½
White Meadows (2009) de Mohammad Rasoulof: * * * *
Les Doigts dans la Tête (1974) de Jacques Doillon: * * *
Sun Spots (2009) de Heng Yang: * * ½
Path of the Beast (1980) de Tatsumi Kumashiro: * * * *
Like Someone in Love (2012) de Abbas Kiarostami: * * * ½
Tale in the Darkness (2009) de Nikolay Khomeriki: *
|
|
|
Post by La Chinoise on Mar 17, 2013 15:51:26 GMT -5
To The Wonder (2012), de Terrence Malick: * * * * * Shilian 33 tian / Love is not blind (2011), de Teng Hua-Tao: * * * The Revolutionary (2012), de Lucy Ostrander, Irv Drasnin e Don Sellers: * * * Stoker (2013), de Park Chan-wook: * * * *
Revisionamentos: Chinjeolhan geumjassi / Sympathy for Lady Vengeance (2005), de Park Chan-wook: * * * * * Tianming / Daybreak (1933), de Sun Yu: * * * * Midnight in Paris (2011), de Woody Allen: * * * *
|
|
|
Post by rupertcadell on Mar 17, 2013 17:23:45 GMT -5
Mama - Andrés Muschietti - 2
Dracula - Dario Argento - 0
Smashed - James Ponsoldt - 0
O Rio do Ouro - Paulo Rocha (1998) - 4
The White Meadows - Mohammad Rasoulof (2009) - 4
|
|
|
Post by John Parker on Mar 20, 2013 11:09:37 GMT -5
O maior destaque vai para um nome ainda não devidamente conhecido e reconhecido pelo público cinéfilo: Kim Longinotto. Os seus documentários são lições de humanidade debitadas por uma câmara quase invisível - à la Frederick Wiseman - atraída sempre pelos rostos de mulheres guerreiras espalhadas por todo o mundo. "Doubt" foi uma surpresa que me chegou tarde, mas em óptima hora: trabalho de escrita e de direcção de actores muito acima da média, discurso armadilhado sobre questões muito (ainda mais hoje, se calhar, que na altura) na ordem do dia como os casos de pedofilia na igreja ou o eventual "abalo" na fé do papa. Última nota muito positiva para o último filme americano de Joseph Losey, "The Big Night", realizado pouco tempo antes deste ser posto na lista negra do comité de actividades não-americanas e ter partido para o Reino Unido. Magnífico melodrama noir sobre "as dores de crescimento" de um rapaz e a queda de uma idolatria - aquela que dedica ao seu pai. O mesmo desencantamento "retira cor" à fábula "O Rapaz com Cabelos Verdes", filme que, pese embora datado, continua a surpreender pelo relativo risco que investe no seu discurso político, muito mais de denuncia dos perigos da guerra atómica do que da ameaça comunista 'per se'.
Mama de Andrés Muschietti -*
Cesare deve morire (2012) de Paolo e Vittorio Taviani -***
The House at the End of the Street (2012) de Mark Tonderai -0
Last Exorcism (2010) de Daniel Stamm -*
Pink Saris (2010) de Kim Longinotto -**
Triangle (2009) de Christopher Smith -***
Doubt (2008) de John Patrick Shanley -****
Los cronocrímenes (2007) de Nacho Vigalondo -***
Rough Aunties (2008) de Kim Longinotto -***
Sisters in Law (2005) de Kim Longinotto e Florence Ayisi -***
Dream Girls (1993) de Kim Longinotto e Jano Williams -***
Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse (1991) de Fax Bahr, George Hickenlooper e Eleonor Coppola -***
Straight Time (1978) de Ulu Grosbard -****
High Anxiety (1977) de Mel Brooks -**
Silent Movie (1976) de Mel Brooks -***
The Party (1968) de Blake Edwards -****
Chronik der Anna Magdanela Bach (1968) de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet -***
Eva (1962) de Joseph Losey -**
The Criminal (1960) de Joseph Losey -**
The Vikings (1958) de Richard Fleischer -***
Battle Cry (1955) de Raoul Walsh -**
The Sleeping Tiger (1954) de Joseph Losey -***
The Big Night (1951) de Joseph Losey -****
Revisionamento
The Outsiders (1983) de Francis Ford Coppola -****
Pursued (1949) de Raoul Walsh -*****
The Boy with Green Hair (1948) de Joseph Losey -****
|
|
|
Post by Leeroy on Mar 20, 2013 17:03:39 GMT -5
Beyond The Hills de Cristian Mungiu - ****
Hitchcock de Sacha Gervasi - **
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Mar 20, 2013 19:58:24 GMT -5
Mudar de Vida (1966) de Paulo Rocha: * * * * ½
Von Morgens bis Mitternacht (1922) de Karl Heinz Martin: * * *
11 Flowers (2011) de Xiaoshuai Wang: * * * ½
Dangerously Excited (2011) de Koo Ja-Hong: 0
Angst (1983) de Gerald Kargl: * * * *
Long Happy Life (1966) de Gennadi Shpalikov: * *
Verano de Goliat (2010) de Nicolás Pereda: * * * *
White Whore (1974) de Masaru Konuma: * ½
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Mar 30, 2013 13:08:16 GMT -5
A Man There Was (1917) de Victor Sjöström: * * * *
Gigante (2009) de Adrián Biniez: * * ½
End of Animal (2010) de Sung-Hee Jo: 0
L'anabase de May et Fusako Shigenobu, Masao Adachi et 27 années sans images (2011) de Eric Baudelaire: * * * ½
Mother Joan of the Angels (1961) de Jerzy Kawalerowicz: * * * ½
Iceberg (2011) de Gabriel Velázquez: * *
Hard Scandal - Sex Drifter (1980) de Noboru Tanaka: * ½
The Red Ribbon (1999) de Ebrahim Hatamikia: * * *
|
|
|
Post by Leeroy on Mar 30, 2013 18:36:00 GMT -5
The Hunt de Thomas Vinterberg - ***
The Deep Blue Sea de Terence Davies - ****
|
|