|
Post by John Parker on Feb 2, 2013 12:39:01 GMT -5
O que dizer deste "bunch" cinematográfico? Diria que é "selvagem" na medida em que subverte as convenções de género ("Pursued"), que revira aquilo que seria típico no quadro de determinadas intenções sócio-políticas ("Gentleman Jim"), faz-nos acreditar como é cool desafiar a moral humana e a ética científica ("The Invisible Man" e os dois "Frakenstein", do grande James Whale), como o set piece é uma invenção de Lubitsch ("Design for Living") que é desbaratada por um dos seus intérpretes modernos, Tarantino, no seu mais recente filme ("Django Unchained"), devolve a ideia que a lenda goethiana de "Fausto" também terá nascido para ser adaptada ao grande ecrã pelo poeta Murnau...
Django Unchained de Quentin Tarantino -***
A Haunted House (2013) de Michael Tiddes -*
Unstoppable (2010) de Tony Scott -*
Coraline (2009) de Henry Selick -*
Red Dawn (1984) de John Milius -***
History of the World: Part I (1981) de Mel Brooks -***
The Revolt of Mamie Stover (1956) de Raoul Walsh -****
Pursued (1947) de Raoul Walsh -*****
Gentleman Jim (1942) de Raoul Walsh -*****
High Sierra (1941) de Raoul Walsh -***
The Wolf Man (1941) de George Waggner -***
You Are in the Army Now (1937) de Raoul Walsh -***
Bride of Frankenstein (1935) de James Whale -*****
The Invisible Man (1933) de James Whale -*****
Design for Living (1933) de Ernst Lubitsch -*****
The Mummy (1932) de Karl Freund -***
Dracula (1931) de Tod Browning -****
Frankenstein (1931) de James Whale -*****
Faust - Eine deutsche Volkssage (1926) de F.W. Murnau -*****
|
|
|
Post by PeepingTom on Feb 3, 2013 14:18:44 GMT -5
Parece que afinal o "Wolf Man" não te convenceu assim tanto. Já concordámos sobre essa obra-prima que é o "Invisible Man" mas o "The Mummy" para mim foi de longe o mais fraco entre esses clássicos.
|
|
|
Post by Leeroy on Feb 4, 2013 3:59:45 GMT -5
The Master de P.T. Anderson - *****
Django Unchained de Quentin Tarantino - ***
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Feb 5, 2013 20:19:18 GMT -5
Vous n'avez encore rien vu (2012) de Alain Resnais: * * * ½
À moi seule (2012) de Frédéric Videau: * * *
Nós por cá Todos Bem (1978) de Fernando Lopes: * * * *
Danger Stalks Near (1957) de Keisuke Kinoshita: * *
Pink (2011) de Soo-il Jeon: * * * *
A Borrowed Life (1994) de Nien-Jen Wu: * * * * * Mais uma obra-prima, Nien-Jen Wu é gran-di-o-so!
|
|
|
Post by Leeroy on Feb 8, 2013 4:43:02 GMT -5
Hors Satan de Bruno Dumont - ***
No de Pablo Larraín - ***
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Feb 9, 2013 12:52:46 GMT -5
Álvaro Lapa: A Literatura (2008) de Jorge Silva Melo: * * * ½
Un Uomo a Metà (1966) de Vittorio De Seta: * * * *
Balaou (2007) de Gonçalo Tocha: * * * ½
The Blind Owl (1975) de Kiumars Derambakhsh: *
Father (1988) de Keisuke Kinoshita: * * ½
The Demilitarized Zone (1965) de Sang-ho Park: * *
|
|
|
Post by rupertcadell on Feb 9, 2013 17:21:39 GMT -5
Lincoln - Steven Spielberg - 0
The ABC's of Death - 26 realizadores - 1
The Master - Paul Thomas Anderson - 4
Un Condamné à Mort S'est Échapé ou Le Vent Souffle Óu Il Veut - Robert Bresson (1956) - 5+
|
|
|
Post by La Chinoise on Feb 12, 2013 3:32:15 GMT -5
Nu pengyou * Nan pengyou / Gf * Bf (2012), de Yang Ya-che: * * A Torinói ló / The Turin Horse (2011), de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky: * * * * A Place in the Sun (1951), de George Stevens: * * * * ½ Ai de mianbao hun / The Soul of Bread (2012), de Kao Pin-Chuan: * *
Revisionamento: Nu lan wu hao / Woman Basketball Player no. 5 (1957), de Xie Jin: * * * Aleksandr Nevskiy (1938), de Sergei Eisenstein: * * * *
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Feb 12, 2013 22:37:33 GMT -5
Sign of the Cancer (1967) de Juraj Herz: * * ½
Efeitos Secundários (2011) de Paulo Rebelo: * ½
Confucius (1940) de Fei Mu: * * *
90 minutter (2012) de Eva Sørhaug: * * *
The Black Gambler (1965) de Ko Nakahira: *
The Terrorists (2011) de Thunska Pansittivorakul: 0
|
|
|
Post by John Parker on Feb 13, 2013 13:55:59 GMT -5
Muita coisa boa aqui. Desde logo, as obras-primas de Walsh, "Along the Great Divide" e "Band of Angels", destacando sobretudo a primeira, das menos lembradas do realizador norte-americano: a semente que tinha sido plantada e começou a germinar em "Pursued" resplandece nesse filme, western noir psicologicamente intenso, espraiado sobre o deserto como sobre o espaço da mente torturada do seu protagonista. Também envolvente é o thriller cerebral e atmosférico que seguramente terá influenciado - se calhar antes de ser sido influenciado por - Alfred Hitchcock: "Les diaboliques" de Henri-Georges Clouzot. Neste ombro-a-ombro com o cinema americano, Clouzot ganha a luta, mas não estou certo que aconteça o mesmo pondo em contraste "Le salaire de la peur" e "Sorcerer" de Friedkin - filme esquecido com grandes qualidades escondidas... O mesmo podia ser dito sobre o enigmático e perturbante "3 Women" de Robert Altman, cineasta capaz disto e também capaz do mais inenarrável, como a distopia sci-fi "Quintet". Última nota para "Modern Romance": Albert Brooks é um cineasta - e actor - de uma sensibilidade ímpar para tudo aquilo que mina as relações amorosas e não deixa de ser irónico que o "moderno" do título - perfeitamente actual! - já leve mais de trinta anos! Dolorosamente delicioso.
Barbara de Christian Petzold -***
Silver Linings Playbook de David O. Russell -**
The ABCs of Death (2012) de VÁRIOS -*
Resident Evil: Retribution (2012) de Paul W.S. Anderson -**
Fuk sau/Vengeance (2009) de Johnnie To -***
May (2002) de Lucky McKee -***
The Score (2001) de Frank Oz -***
The Quick and the Dead (1995) de Sam Raimi -**
Secret Honor (1984) de Robert Altman -****
Streamers (1983) de Robert Altman -***
Modern Romance (1981) de Albert Brooks -****
Quintet (1979) de Robert Altman -*
3 Women (1977) de Robert Altman -****
Sorcerer (1977) de William Friedkin -****
Zorns Lemma (1970) de Hollis Frampton -***
Carrots and Peas (1969) de Hollis Frampton -**
Lemon (1969) de Hollis Frampton -***
Maxwell's Demon (1968) de Hollis Frampton -**
Surface Tension (1968) de Hollis Frampton -****
Manual of Arms (1966) de Hollis Frampton -***
The Naked and the Dead (1958) de Raoul Walsh -**
Band of Angels (1957) de Raoul Walsh -*****
Les diaboliques (1955) de Henri-Georges Clouzot -*****
Le salaire de la peur (1953) de Henri-Georges Clouzot -***
Along the Great Divide (1951) de Raoul Walsh -*****
Quai des Orfèvres (1947) de Henri-Georges Clouzot -**
Le corbeau (1943) de Henri-Georges Clouzot -***
|
|
|
Post by Leeroy on Feb 19, 2013 4:32:18 GMT -5
Searching for Sugar Man de Malik Bendjelloul - ***
Barbara de Christian Petzold - ***
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Feb 20, 2013 9:22:43 GMT -5
Floripes (2005) de Miguel Gonçalves Mendes: * * * ½
Horendi (1972) de Jean Rouch: * * * * *
Juntos (2009) de Nicolás Pereda: * * *
A Story From Echigo (1964) de Tadashi Imai: * * * *
Apology (2008) de Wei Xiaotong: *
Engagement ring (1950) de Keisuke Kinoshita: *
Daughter... Father... Daughter (2011) de Panahbarkhoda Rezaee: * * ½
|
|
|
Post by rupertcadell on Feb 24, 2013 9:02:53 GMT -5
Room 237 - Rodney Ascher - 2.5
For Ellen - So Yong Kim - 1
La Vie de Jésus - Bruno Dumont (1997) - 2.5
Wreck-It Ralph - Rich Moore (2012) - 2
Django - Sergio Corbucci (1966) - 3
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Feb 24, 2013 22:13:00 GMT -5
Three Sisters (2012) de Wang Bing: * * * *
The Shadow Within (1970) de Yoshitaro Nomura: * ½
Paul Delvaux ou les femmes défendues (1971) de Henri Storck: * * * *
La Fenêtre Ouverte (1952) de Henri Storck: * * ½
Mozart Town (2008) de Jeon Kyu-hwan: * * *
Totem (2011) de Jessica Krummacher: 0
La Invención de la Carne (2009) de Santiago Loza: * *
Sombras - Um Filme Sonâmbulo (2007) de João Trabulo: *
|
|
|
Post by La Chinoise on Feb 25, 2013 7:59:35 GMT -5
Ohayo / Good Morning (1959), de Yasujiro Ozu: * * * * Zero Dark Thirty (2012), de Kathryn Bigelow: * * * * Argo (2012), de Ben Affleck: * * Easy Stret (1917), de Charlie Chaplin: * * * * The Floorwalker (1916), de Charlie Chaplin: * * *
Revisionamentos: Otono no miru ehon – Umarete wa mita keredo / I Was Born, But… (1932), de Yasujiro Ozu: * * * The Misfits (1961), de John Huston: * * * * * Xiyan / The Wedding Banquet (1993), de Ang Lee: * * * ½
|
|