|
Post by John Parker on May 25, 2014 7:55:50 GMT -5
Destaque maior para Raffaello Matarazzo, o cineasta que leva ao paroxismo o melodrama italiano. Filmes que são uma sucessão imparável de desastres dramáticos, com a energia de um filme de acção e a economia estética de um filme neo-realista. É um excesso pobre que raia o surrealismo na sua tentativa de "depurar" o excesso. Destaco ainda o documentário "Le fantôme d'Henri Langlois", uma maneira magnífica de entrar na vida, pensamento e obra de Henri Langlois, o fundador da Cinemateca Francesa.
A Haunted House 2 de Michael Tiddes -0
Wolf Creek 2 (2013) de Greg McLean -*
The Dyatlov Pass Incident (2013) de Renny Harlin -0
Monsters (2010) de Gareth Edwards -**
Driven to Kill (2009) de Jeff King -**
Le fantôme d'Henri Langlois (2004) de Jacques Richard -****
Paragraph 175 (2000) de Rob Epstein e Jeffrey Friedman -***
Fire Down Below (1997) de Félix Enríquez Alcalá -**
Executive Decision (1996) de Stuart Baird -**
The Glimmer Man (1996) de John Gray -**
On Deadly Ground (1994) de Steven Seagal -*
Skin Deep (1989) de Blake Edwards -***
Above the Law (1988) de Andrew Davis -**
Hôtel Terminus (1988) de Marcel Ophuls -***
Hitler - Eine Karriere (1977) de Joaquim Fest e Christian Herrendoerfer -****
Sometimes a Great Notion (1970) de Paul Newman -***
Ieri, oggi, domani (1963) de Vittorio De Sica -**
Hitler (1962) de Stuart Heisler -***
Brutalitat in Stein (1961) de Alexander Kluge e Peter Schamoni -***
Judgement at Nuremberg (1961) de Stanley Kramer -****
L'angelo bianco (1955) de Raffaello Matarazzo -****
Le plaisir (1952) de Max Ophuls -****
I figli di nessuno (1951) de Raffaello Matarazzo -****
Tormento (1950) de Raffaello Matarazzo -***
Catene (1949) de Rafffaello Matarazzo -****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on May 27, 2014 21:28:21 GMT -5
Six et Demi Onze (1927) de Jean Epstein: * * * *
La jaula de oro (2013) de Diego Quemada-Díez: * * * *
Love Letter (1953) de Kinuyo Tanaka: * * *
Balada da Praia dos Cães (1987) de José Fonseca e Costa: * * * ½
Dangerous Liaisons (2012) de Jin-ho Hur: 0
Nomad (1982) de Patrick Tam: *
Big Shots Die at Dawn (1961) de Kihachi Okamoto: * *
Grand Central (2013) de Rebecca Zlotowski: * *
|
|
|
Post by Leeroy on May 28, 2014 18:57:59 GMT -5
Elena (2011) de Andrey Zvyagintsev - ****
Non-Stop (2014) de Jaume Collet-Serra - *
Hard Times (1975) de Walter Hill - ***
|
|
|
Post by La Chinoise on Jun 1, 2014 3:52:02 GMT -5
Tracks (2013), de John Curran : * * * Under the Skin (2013), de Jonathan Glazer: * * * * Ba ma bu zai jia / Ilo Ilo (2013), de Anthony Chen: * * * * Casse-tête chinois (2013), de Cédric Klapisch : * * * Jia zai Taibei / Home Sweet Home (1970), de Pai Ching-jui: * * * Sheherazade’s Diary (2013), de Zeina Daccache: * * * * The Two Faces of January (2014), de Hossein Amini: * * * Meek’s Cutoff (2010), de Kelly Reichardt: * * * * ½ Kaze tachinu / The Wind Rises (2013), de Hayao Miyazaki: * * * * ½
Revisionamentos: Sanma no aji / An Autumn Afternoon (1962), de Yasujiro Ozu: * * * * Tian zhu ding / A Touch of Sin (2013), de Jia Zhangke: * * * *
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Jun 8, 2014 17:45:46 GMT -5
A Vida Invisível (2013) de Vítor Gonçalves: * *
Cul-de-sac (1966) de Roman Polanski: 0
The Fellows Who Ate the Elephant (1947) de Kôzaburô Yoshimura: * *
Before Born (2006) de Ming Zhang: *
Trauma (1993) de Dario Argento: * *
Rainy Seasons (2010) de Majid Barzegar: * *
Where Are We Going? (2008) de Yoshihiko Matsui: * *
Revisão:
Uma Rapariga no Verão (1986) de Vítor Gonçalves: * * * ½
|
|
|
Post by rupertcadell on Jun 18, 2014 6:03:44 GMT -5
Anna - Jorge Dorado - 1
24 Exposures - Joe Swanberg - 1
Neighbors - Nicholas Stoller - 1.5
Godzilla - Gareth Edwards - 1.5
When Evening Falls on Bucharest or Metabolism - Corneliu Porumboiu - 3
Blue Ruin - Jeremy Saulnier - 2
Aprés Mai - Olivier Assayas - 1
X-Men: Days Of Future Past - Bryan Singer - 3
Edge Of Tomorrow - Doug Liman - 1
A Million Ways To Die In The West - Seth MacFarlane - 1
A Vida Invisível - Vítor Gonçalves - 1
Welcome to New York - Abel Ferrara - 1
Only Lovers Left Alive - Jim Jarmusch - 4
Sorcerer - William Friedkin (1977) - 4.5
|
|
|
Post by Leeroy on Jul 2, 2014 11:48:18 GMT -5
Rampart de Oren Moverman - **
X-Men: Days of Future Past de Bryan Singer - *
The Lego Movie de Phil Lord, Christopher Miller - ***
|
|
|
Post by John Parker on Jul 3, 2014 1:01:04 GMT -5
Muita coisa a registar - e não registo aqui tudo por falta de tempo. Em primeiro lugar, destaco, sucintamente, dois nomes: Allan King, documentarista canadiano alinhado com os princípios estéticos do cinema directo, que tem a capacidade de transformar as relações humanas em intensas e devoradoras ficções do real (em "Skid Row" retrata o alcoolismo na vida de três homens com uma franqueza muitíssimo comovente), e Richard Fleischer, cineasta que já colhia as minhas preferências, mas que volta a conquistar a minha mais profunda admiração com o clássico "20000 Léguas Submarinas", com o magistral filme de terror quase sempre a jogar com o fora de campo "Blind Terror" e com o menos conhecido, mas seguramente um dos seus filmes mais perfeitos, melodrama travestido de noir visualmente estarrecedor, "Violent Saturday". Também fiquei KO com a arquitectura visual de "PTU", teatralizado policial "de rua" que é nova lição de To de como elevar a mise en scène a conceito central num filme. Mesma precisão, coolness para dar e vender, "The Driver" é um cruzamento singular entre Melville e Bresson, filme que é pura sedução estilística e ponto alto na carreira de um grande realizador que foi Walter Hill - hoje, perdido em projectos medíocres... Coolness e fibra semelhante tem o noir "indie" de uma sofisticação à prova de bala "Blast of Silence", realizado, escrito e protagonizado por Allen Baron. As comédias de Risi merecem também uma nota alta aqui, nomeadamente o inultrapassável "Il sorpasso" e a comédia política que se encaixaria que nem uma luva na realidade portuguesa, "In nome del popolo italiano", com um duelo irresistível entre Gassman e Tognazzi.
Oculus (2013) de Mike Flanagan -*
Afflicted (2013) de Derek Lee e Clif Prowse -*
Absentia (2011) de Mike Flanagan -**
Superbad (2007) de Greg Mottola -**
Memory for Max, Claire, Ida and Company (2005) de Allan King -***
PTU (2003) de Johnnie To -****
Dying at Grace (2003) de Allan King -**
Sobibór, 14 octobre 1943, 16 heures (2001) de Claude Lanzmann -***
Un vivant qui passe (1999) de Claude Lanzmann -**
Hard to Kill (1990) de Bruce Malmuth -**
Red Sonja (1985) de Richard Fleischer -**
Conan the Destroyer (1984) de Richard Fleischer -***
Les photos d'Alix (1980) de Jean Eustache -****
The Driver (1978) de Walter Hill -*****
Perceval le Gallois (1978) de Éric Rohmer -****
Don't Look Now (1973) de Nicolas Roeg -**
Come on Children (1973) de Allan King -***
Blind Terror (1971) de Richard Fleischer -****
In nome del popolo italiano (1971) de Dino Risi -****
A Married Couple (1969) de Allan King -****
Warrendale (1967) de Allan King -****
Uccellacci e uccellini (1966) de Pier Paolo Pasolini -***
Operazione San Gennaro (1966) de Dino Risi -***
Le petit soldat (1963) de Jean-Luc Godard -****
Transport z raje/Transport From Paradise (1963) de Zbynek Brynych -***
I mostri (1963) de Dino Risi -***
Carnival of Souls (1962) de Herk Harvey -****
Il sorpasso (1962) de Dino Risi -*****
Blast of Silence (1961) de Allen Baron -****
Broadway by Light (1958) de William Kline -*****
Skid Row (1956) de Allan King -*****
Violent Saturday (1955) de Richard Fleischer -*****
20000 Leagues Under the Sea (1954) de Richard Fleischer -*****
Palle alene i verden/Palle Alone in the World (1949) de Astrid Henning-Jensen -***
The Lost Weekend (1945) de Billy Wilder -*****
Death Mills (1945) de Billy Wilder -***
The River (1938) de Pare Lorentz -****
The Plow that Broke the Plains (1936) de Pare Lorentz -****
Emil und die Detektive (1931) de Gerhard Lamprecht -***
Tire au flanc (1928) de Jean Renoir -****
The Last Performance (1927) de Paul Fejos -***
Revisionamentos
Nuit et brouillard (1955) de Alain Resnais -*****
O Dreamland (1953) de Lindsay Anderson -****
Lonesome (1928) de Paul Fejos -****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Jul 5, 2014 8:45:37 GMT -5
Only Lovers Left Alive (2013) de Jim Jarmusch: * * * ½
One. Two. One (2011) de Mania Akbari: *
Os Demónios de Alcácer Quibir (1977) de José Fonseca e Costa: * * ½
Seventh Code (2013) de Kiyoshi Kurosawa: 0
Ressac (2013) de Pascale Ferland: * *
Intruders (2013) de Noh Young-Seok: * *
|
|
|
Post by La Chinoise on Jul 12, 2014 9:47:57 GMT -5
Fumu xin / Parents’ Hearts (1955), de Chun Kim: * * * * Siren ding zhi / Personal Tailor (2013), de Feng Xiaogang: * * * ½ The Fifth Estate (2013), de Bill Condon: * * * The Monuments Men (2014), de George Clooney: * * La Double Vie de Véronique (1991), de Krzysztof Kieslowski: * * * * Canopy (2013), de Aaron Wilson: * * * San sheng / Three Charmed Lives (2014), de Francis Ng, Jung Woo-sung e Chang Chen: * * ½ Les États Nordiques / Drifting States (2005), de Denis Côté: * * * Bing du / Ice Poison (2014), de Midi Z: * * * ½ The Immigrant (2013), de James Gray: * * * * Yangguang canlan de rizi / In the Heat of the Sun (1994), de Jiang Wen: * * * * ½ Tui na / Blind Massage (2013), de Lou Ye: * * * * ½
Revisionamento: Wo hu cang long / Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000), de Ang Lee: * * * * ½
|
|
|
Post by Leeroy on Jul 19, 2014 4:47:05 GMT -5
Under the Skin (2013) de Jonathan Glazer - *****
Red River (1948) de Howard Hawks - ****
Noah (2014) de Darren Aronofsky - **
Feral (2012 Short Film) de Daniel Sousa - ****
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Jul 23, 2014 19:03:52 GMT -5
King of the Children (1987) de Chen Kaige: * * *
Alice ou la dernière fugue (1977) de Claude Chabrol: * * *
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) Daniel Ribeiro: 0
Mist (1967) de Kim Su-Yong: * * * ½
Dernière Séance (2011) de Laurent Achard: *
Hana-Dama: The Origins (2014) Hisayasu Sato: 0
|
|
|
Post by Leeroy on Jul 24, 2014 6:00:41 GMT -5
Enemy (2013) de Denys Villeneuve - ****
Il Sorpasso (1962) de Dino Risi - *****
George Washington (2000) de David Gordon Green - ***
|
|
|
Post by John Parker on Jul 27, 2014 10:50:33 GMT -5
Quero destacar, acima de todos estes títulos, um filme que, em vários sentidos, apadrinha algum do melhor cinema saído dos anos 70: "The New Centurions". Filme sobre polícias - que tem pouco de "filme policial" - que ganha uma densidade metafísica quanto mais se deixa embrenhar na noite e na cidade. É uma pujante e pungente "visão do mundo" que se documenta nas vidas, corpos e rostos, dos seus protagonistas, interpretados brilhantemente por Stacy Keach e George C. Scott. Comovente e brutal. Mais Fleischer, mais uma obra-prima: "Mandingo", o filme que "parte a espinha" a "12 Years a Slave" e "Django Unchained", retrato cru e complexo da escravatura negra na América do século XIX. Filme sobre "o mercado da carne humana", "Queen Kelly" é a obra-prima que Erich von Stroheim e Gloria Swanson não conseguiram acabar, mas na sua montagem reconstituída (graças a cartões e stills) sente-se - cheira-se! - a magnitude da ousadia, que começa na sequência em que uma freira seduz o príncipe encantado lançando-lhe as cuecas ao rosto. Deboche herético à boa maneira de Stroheim. Por fim, não ponho aqui todos os filmes de Brault que vi - praticamente a sua obra na íntegra -, mas deixo notas aos que mais me impressionaram. Acima de tudo, "Les ordres" é um retrato muito duro do cativeiro forçado e do absurdo a que podem chegar as "injustiças de Estado". A sua linguagem formal, na alternância entre o preto-e-branco da vida e as cores da prisão, surpreende pela sua simplicidade e o seu efeito poderoso.
Transcendence (2014) de Wally Pfister -*
The Expendables 3 (2014) de Patrick Hughes -*
Under the Skin (2013) de Jonathan Glazer -**
The Bay (2012) de Barry Levinson -0
Bellamy (2009) de Claude Chabrol -**
Dust Devil (1992) de Richard Stanley -***
Hardware (1990) de Richard Stanley -**
Midnight Run (1988) de Martin Brest -*
Uma Pedra no Bolso (1988) de Joaquim Pinto -***
Streets of Fire (1984) de Walter Hill -***
Mandingo (1975) de Richard Fleischer -*****
India Song (1975) de Marguerite Duras -****
Les ordres (1974) de Michel Brault -****
The New Centurions (1972) de Richard Fleischer -*****
L'acadie, L'Acadie (1971) de Michel Brault e Pierre Perrault -***
The Boston Strangler (1968) de Richard Fleischer -****
Geneviève (1964) de Michel Brault -***
Pour la suite du monde (1963) de Michel Brault, Marcel Carrière e Pierre Perrault -***
Les raquetteurs (1958) de Michel Brault e Gilles Groulx -**
Armored Car Robbery (1950) de Richard Fleischer -****
Force of Evil (1948) de Abraham Polonsky -***
Man Hunt (1941) de Fritz Lang -****
Little Caesar (1931) de Mervyn LeRoy -****
Broadway (1929) de Paul Fejos -***
Queen Kelly (1928) de Erich von Stroheim -****
Revisionamentos
A King in New York (1957) de Charles Chaplin -*****
Monsieur Verdoux (1947) de Charles Chaplin -*****
|
|
|
Post by Leeroy on Jul 31, 2014 5:44:22 GMT -5
Zerkalo (1975) de Andrey Tarkovskiy - *****
Sabotage (2014) de David Ayer - *
Southern Comfort (1981) de Walter Hill - ****
|
|