|
Post by rupertcadell on Aug 3, 2014 4:20:15 GMT -5
Enemy - Denis Villeneuve - 3
All Cheerleaders Die - Lucky Mckee & Chris Siverston - 2
Bad Words - Jason Bateman - 1.5
Jodorowsky's Dune - Frank Pavich - 2.5
Happy Christmas - Joe Swanberg - 1
It Felt Like Love - Eliza Hittman - 1
The Nest - David Cronenberg - 2
Life Itself - Steve James - 1
Sabotage - David Ayer - 1
Night Moves - Kelly Reichardt - 3.5
Draft Day - Ivan Reitman - 2
Under The Skin - Jonathan Glazer - 1
The Zero Theorem - Terry Gilliam - 0
Dawn of the Planet of the Apes - Matt Reeves - 3
Divergent - Neil Burger - 1.5
Cold In July - Jim Mickle - 1
Locke - Steven Knight - 3
Palo Alto - Gia Coppola - 1
Life After Beth - Jeff Baena - 1
La Jalousie - Philippe Garrel - 2
Five Dolls For An August Moon - Mario Bava (1970) - 3
The Long Goodbye - Robert Altman (1973) - 3
Walker - Tsai Ming-Liang (2012) - 1.5
Lawless - John Hillcoat (2012) - 2
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Aug 5, 2014 16:29:04 GMT -5
The Sacrament (2013) de Ti West: * * *
The Wife of Seishu Hanaoka (1967) de Yasuzo Masumura: * * * ½
Sem Sombra de Pecado (1983) de José Fonseca e Costa: * *
Tom à la ferme (2013) de Xavier Dolan: * * *
Miss Violence (2013) de Alexandros Avranas: 0
Omar (2013) de Hany Abu-Assad: *
Soul (2013) de Mong-Hong Chung: *
|
|
|
Post by Leeroy on Aug 8, 2014 7:37:17 GMT -5
Trauma (1993) de Dario Argento - **
The Big Heat (1953) de Fritz Lang - ****
Locke (2013) de Steven Knight - **
|
|
|
Post by John Parker on Aug 11, 2014 10:13:55 GMT -5
Uma celebração do grande cinema. Uma das mais felizes colheitas de cinema que tive este ano: do magnífico - e poderosamente sintético - mais recente filme de Garrel e Garrel até, recuando muito, ao clássico "filme de fantasmas" de Sjostrom, que finalmente vi numa edição maravilhosa da Criterion. "Shoulder Arms" de Chaplin é um dos seus filmes mais divertidos, com a famosa sequências da árvore que ainda hoje resiste ao tempo como um dos gags mais geniais do repertório chapliniano (ou de todos os repertórios, diria). Igualmente irresistíveis são as comédias "à italiana" que aqui trago, sobretudo "I soliti ignoti" de Monicelli (belo e cómico como poucos filmes na história do cinema) e "Divorzio all'italiana" de Germi (filme de uma energia e de um ritmo contagiantes). Deixo, por fim, uma nota para o ainda hoje subvalorizado (ou simplesmente esquecido) "Ms. 45", um Ferrara de início de carreira próximo da perfeição, eivado de uma ironia que raras vezes vi tão apurada no seu cinema. E depois Zoe Lund é um espanto. Uma nota lateral para um dos filmes-puzzle ou filmes-problema mais bem esgalhados que vi em muito tempo: "Coherence", thriller minimal de sci-fi que faz de um jantar entre amigos um absorvente "jogo com realidades alternativas".
Pompeii (2014) de Paul W.S. Anderson -***
La jalousie (2013) de Philippe Garrel -****
Coherence (2013) de James Ward Byrkit -***
The Barrens (2012) de Darren Lynn Bousman -0
Ms. 45 (1981) de Abel Ferrara -****
The French Lieutenant's Woman (1981) de Karel Reisz -*
O Cerco (1970) de António da Cunha Telles -***
Sedotta e abbandonata (1964) de Pietro Germi -****
Man's Favorite Sport? (1964) de Howard Hawks -****
Divorzio all'italiana (1961) de Pietro Germi -*****
Saturday Night and Sunday Morning (1960) de Karel Reisz -****
Higanbana/Equinox Flower (1958) de Yasujirô Ozu -****
I soliti ignoti (1958) de Mario Monicelli -*****
Between Heaven and Hell (1956) de Richard Fleischer -*****
Il bidone (1955) de Federico Fellini -****
The Big Sky (1952) de Howard Hawks -****
The Search (1948) de Fred Zinnemann -***
The Lodger (1927) de Alfred Hitchcock -****
The Merry Widow (1925) de Erich von Stroheim -****
Korkarlen/The Phantom Carriage (1921) de Victor Sjostrom -*****
Shoulder Arms (1918) de Charles Chaplin -*****
|
|
|
Post by Leeroy on Aug 27, 2014 8:05:43 GMT -5
Neighbors (2014) de Nicholas Stoller - *
Ida (2013) de Pawel Pawlikowski - ***
At Close Range (1986) de James Foley - ***
|
|
|
Post by rupertcadell on Aug 27, 2014 13:33:06 GMT -5
Omar - Hany Abu-Assad - 3
A Most Wanted Man - Anton Corbjin - 2
Guardians of the Galaxy - James Gunn - 3.5
Expendables 3 - Patrick Hughes - 1
Viola - Matías Piñeiro - 2.5
The Act Of Killing - Joshua Oppenheimer - 2
Brave - Mark Andrews & Brenda Chapman (2012) - 3
Late Autumn - Yasujirô Ozu (1960) - 4.5
Tootsie - Sydney Pollack (1982) - 1
Equinox Flower - Yasujirô Ozu (1958) - 4
|
|
|
Post by John Parker on Aug 29, 2014 16:51:56 GMT -5
O arrebatamento de Grémillion é uma das notas principais aqui, sobretudo o pathos romântico que o mar vai agitando em "Remorques" e a conquista, também romântica, dos céus no comovente "Le ciel est à vous". Do grande cinema francês, do grande cinema de todas as nações e de todos os tempos, obra de um precisão e, ao mesmo tempo, de uma intensidade dificilmente equiparáveis, parábola sobre a solidariedade entre homens e uma coreografia de tempos e gestos (processos de cooperação que nos dão a marca visual dessa comovente "fraternidade espontânea" entre grades)… falo do clássico de Becker, "Le trou". Outro filme irresistível, mas irresistível pelas suas altíssimas doses de coolness: Raymond Chandler por Robert Altman e Elliot Gould. "The Long Goodbye" é um noir jazzístico, que se vai compondo ao sabor das ondas, isto é, de um sensualismo som-imagem quase hipnótico. "Track of the Cat" é o OVNI deste grupo, filme fora de qualquer esquema pré-definido hollywoodesco, uma obra sobre a morte, a virilidade, sobre Deus e a família. Filme elusivo, quase abstracto por vezes, que convoca Dreyer no coração de Hollywood. Deixo uma nota final para uma surpresa: "Lincoln" de Spielberg é uma obra sóbria, que não se deixa consumir pela grandiloquência mítica a que Lincoln, a figura histórica, a personagem na história, o homem maior que - ou na justa medida de - o seu tempo, tanto se presta. Há mito, mas é no jogo político e filosófico que Spielberg produz a sua mise en scène, das mais serenas e certas que vi em toda a sua carreira. Destacaria a forma elíptica como trata a guerra e o seu assassínio, puxando o filme para a palavra, para o corpo a corpo no "backstage" da História, e algumas deslumbrantes soluções de montagem, como a luz da vela que abre caminho ao discurso final de Lincoln, um flashback post-mortem..., depois da aprovação da 13ª Emenda - e a conclusão, num fade sobre o discurso, num plano onde Lincoln é "apenas" um ponto no quadro - são ingredientes de grande cinema. Para não falar das interpretações de Daniel Day-Lewis ou Tommy Lee Jones, dois dos maiores actores dos nossos dias. Hesitei na nota, mas tenho de premiar este Spielberg temperado, adulto, quase parco e sobretudo, de uma maneira inesperada talvez, bastante incisivo.
Jersey Boys de Clint Eastwood -**
Locke (2013) de Steven Knight -**
Enemy (2013) de Denis Villeneuve -**
The Zero Theorem (2013) de Terry Gilliam -**
Willow Creek (2013) de Bobcat Goldthwait -*
Lincoln (2012) de Steven Spielberg -****
Lemale et ha'halal (2012) de Rama Burshtein -*
Stories We Tell (2012) de Sarah Polley -**
The Descent: Part 2 (2009) de Jon Harris -*
Fear X (2003) de Nicolas Winding Refn -*
Brazil (1985) de Terry Gilliam -**
The Exorcist II: The Heretic (1977) de John Boorman -0
The Long Goodbye (1973) de Robert Altman -****
Il grande silenzio (1968) de Sergio Corbucci -***
Le trou (1960) de Jacques Becker -*****
La tête contre les murs (1959) de Georges Franju -***
Un maledetto imbroglio (1959) de Pietro Germi -***
L'uomo di paglia (1958) de Pietro Germi -****
Il ferroviere (1956) de Pietro Germi -****
Track of the Cat (1954) de William A. Wellman -****
Casque d'or (1952) de Jacques Becker -**
Mystery Street (1950) de John Sturges -***
Domenica d'agosto (1950) de Luciano Emmer -****
Le ciel est à vous (1944) de Jean Grémillon -*****
Lumière d'été (1943) de Jean Grémillon -***
Remorques (1941) de Jean Grémillon -*****
Aerograd (1935) de Aleksandr Dovzhenko -**
The Pilgrim (1923) de Charles Chaplin -*****
A Dog's Life (1918) de Charles Chaplin -*****
Revisionamento
The Night of the Hunter (1955) de Charles Laughton -*****
|
|
|
Post by Leeroy on Sept 20, 2014 7:10:59 GMT -5
Godzilla (2014) de Gareth Edwards - 0
The One I Love (2014) de Charlie McDowell - **
The Rover (2014) de David Michôd - **
The Parallax View (1974) de Alan J. Pakula - ***
|
|
|
Post by John Parker on Sept 28, 2014 12:27:01 GMT -5
Muita coisa fica de fora, sobretudo curtas de Chaplin, Langdon, "Fatty" Arbuckle e Buster Keaton. De qualquer maneira, destaco aqui a sublime sátira social de Barnet e a parábola lírica de Medvedkine, em dois grandes filmes da história do cinema que tinha em falta. Outra falha maior que aqui colmato é "Gilda", noir pleno de tensão sexual, com uma das mais eterna femmes fatales da história do cinema: Rita Hayworth. Deixo ainda um apontamento de espanto para "Os Canibais", ópera heterofágica que é uma delícia de princípio ao fim.
The Babadook (2014) de Jennifer Kent -****
The Grand Budapest Hotel (2014) de Wes Anderson -***
Honeymoon (2014) de Leigh Janiak -***
Dod sno 2 (2014) de Tommy Wirkola -**
The Guest (2014) de Adam Wingard -***
Extraterrestrial (2014) de Colin Minihan -**
Ju-on Owari no hajimari/Ju-on: The Beginning of the End (2014) de Masayuki Ochial -*
Vic + Flo on vu un ours (2013) de Dênis Côté -*
La danza de la realidad (2013) de Alejandro Jodorowsky -**
The Sacrament (2013) de Ti West -***
Las brujas de Zugarramurdi (2013) de Álex de la Iglesia -**
All Cheerleaders Die (2013) de Lucky McKee e Chris Sivertson -*
Nô Otoko/The Brain Man (2013) de Tomoyuki Takimoto -**
L'image manquante (2013) de Rithy Panh -***
Sacro GRA (2013) de Gianfranco Rosi -**
Nô Otoko (2013) de Tomoyuki Takimoto -**
Tian zhu ding/China - Toque de Pecado (2013) de Jia Zhang-ke -**
The Deep Blue Sea (2011) de Terence Davies -**
Dod sno (2009) de Tommy Wirkola -0
Ju-on 2 (2003) de Takashi Shimizu -**
Ju-on (2002) de Takashi Shimizu -***
Society (1989) de Brian Yuzna -**
Santa sangre (1989) de Alejandro Jodorowsky -****
Os Canibais (1988) de Manoel de Oliveira -*****
Near Dark (1987) de Kathryn Bigelow -***
Honkytonk Man (1982) de Clint Eastwood -****
I pugni in tasca (1965) de Marco Bellocchio -***
Méditerranée (1963) de Jean-Daniel Pollet e Volker Schlondorff -***
Le procès (1962) de Orson Welles -****
Gilda (1946) de Charles Vidor -*****
Schaste/Felicidade (1935) de Aleksandr Medvekdin -*****
Tri pesni o Lenine/Três Cantos para Lenine (1934) de Dziga Vertov -***
Putyovka v zhizn/Road to Life (1931) de Nikolai Ekk -***
Dom na trubnoy/Casa na Praça Trubnaia (1928) de Boris Barnet -*****
Revisionamentos
Coeur fidèle (1923) de Jean Epstein -*****
Citizen Kane (1941) de Orson Welles -*****
|
|
|
Post by Leeroy on Sept 28, 2014 12:35:59 GMT -5
A Most Wanted Man (2014) de Anton Corbijn - ***
22 Jump Street (2014) de Phil Lord e Chris Miller - **
Edge of Tomorrow (2014) de Doug Liman - *
Night Moves (1975) de Arthur Penn - ***
Le Trou (1960) de Jacques Becker (1960) - *****
|
|
|
Post by La Chinoise on Oct 5, 2014 5:04:03 GMT -5
Higanbana / Equinox Flower (1958), de Yasujiro Ozu: * * * * Lucky Express (2013), de Anna Fisher: * * * Emperor (2012), de Peter Webber: * * Deng yi ge ren kafei / Café . Waiting . Love (2014), de Giddens Ko: * * * ½ Lucy (2014), de Luc Besson: * * Yiwai de lianai shiguang / Love Speaks (2013), de Li Zhi: * Dou sing fung wan / From Vegas to Macau (2014), de Wong Jin: * * Ta ta ta / Three peas in a pod (2013), de Michelle Chong: 0 Dadaocheng / Twa tiu tiann (2014), de : * * ½ Shirayuki hime satsujin jiken / The Snow White Murder Case (2014), de Yoshihiro Nakamura: * * * Duo sang / A Borrowed Life (1994), de Wu Nien-jen: * * * * * Os Maias – Cenas da Vida Romântica (2014), de João Botelho: * * * Magic in the Moonlight (2014), de Woody Allen: * * The Riot Club (2014), de Lone Sherfig: * * * A Most Wanted Man (2014), de Anton Corbijn: * * * ½ The Missing Gun (2002), de Lu Chuan: * * * ½
Revisionamentos: Akibiyori / Late Autumn (1960), de Yasujiro Ozu: * * * * * Die büchse der Pandora / Pandora’s Box (1929), de Georg Wilhelm Pabst: * * * * *
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Oct 18, 2014 10:35:42 GMT -5
Deux jours, une Nuit (2014) de Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne: * * *
Harmony Lessons (2013) de Emir Baigazin: *
O Lobo atrás da Porta (2013) de Fernando Coimbra: * ½
E Agora? Lembra-me (2013) de Joaquim Pinto: * * * ½
Sommarlek (1951) de Ingmar Bergman: * *
Sound of Noise (2010) de Ola Simonsson & Johannes Stjärne Nilsson: * * ½
La Jalousie (2013) de Philippe Garrel: * * * ½
Tomako in Moratorium (2013) de Nobuhiro Yamashita: *
|
|
|
Post by John Parker on Oct 29, 2014 16:10:34 GMT -5
Vou-me cingir ao mamarracho do "Interstellar", sendo que apenas ponho aqui uma pequena amostra dos filmes que tenho visto. Nolan perdeu o controlo sobre si mesmo. O seu cinema derrapa em dólares e em falta de imaginação. Reciclagem de clichés, argumento esquemático, cheio de "apontares de dedo" ao espectador imbecil que precisa de explicação, legenda e explicação de cinco em cinco minutos, isto porque poderá eventualmente sofrer de amnésia ou dificuldades de apreensão. E, apesar de tudo isso, a história é tão caótica quanto a montagem e realização de Nolan, que, como nos filmes Batman, aniquila qualquer noção de espaço e qualquer ideia de corpo. Com isso, põe a nu um dos mais graves defeitos do cinema de Nolan: a ausência de personagens ou a tendência para as soterrar na "trickery" que envolve a premissa do filme. Aqui elas estão ao serviço da complicadíssima - e cansativa - equação narrativa e das cenas de acção ruidosamente encenadas, sem pingo de tensão ou vibração - compará-lo com "Gravity" faz do filme de Cuáron uma obra-prima.
Interstellar (2014) de Christopher Nolan -*
Gone Girl de David Fincher -****
Boyhood de Richard Linklater -***
Phil Spector (2013, TV) de David Mamet -****
No (2012) de Pablo Larraín -***
The Pact (2012) de Nicolas McCarthy -***
Splinter (2008) de Toby Wilkins -**
Mimic (1997) de Guillermo del Toro -**
Alice (1990) de Woody Allen -***
The Origins of Scientific Cinematography (1990, 1992, 1993) de Virgilio Tosi -***
Celia (1989) de Ann Turner -***
It's Impossible To Learn To Plow By Reading Books (1989) de Richard Linklater -***
Witness (1985) de Peter Weir -*
Runaway Train (1985) de Andrey Konchalovskly -***
Shock (1977) de Mario Bava -**
Maynila: Sa mga kuko ng liwanag (1975) de Lino Brocka -****
Love and Death (1975) de Woody Allen -****
The Killers (1964) de Don Siegel -****
I tre volti della paura/Black Sabbath (1963) de Mario Bava -***
Unfaithfully Yours (1948) de Preston Sturges -*****
Dark Passage (1947) de Delmer Daves -****
Make Way for Tomorrow (1937) de Leo McCarey -*****
Redes (1936) de Emilio Gómez Muriel, Fred Zinnemann e Paul Strand -*****
Wings (1927) de William A. Wellman -*****
|
|
|
Post by rupertcadell on Nov 3, 2014 8:00:47 GMT -5
Sin City: A Dame To Kill For - Robert Rodriguez & Frank Miller - 3 Begin Again - John Carney - 1 God Help The Girl - Stuart Murdoch - 1 Magic In The Moonlight - Woody Allen - 3 Frank - Lenny Abrahamson - 1 Os Maias - Cenas da Vida Romântica - João Botelho - 2 What If - Michael Dowse - 3 The Purge: Anarchy - James DeMonaco - 0 Jersey Boys - Clint Eastwood - 2 Open Windows - Nacho Vigalondo - 2 Gone Girl - David Fincher - 2 Horns - Alexandre Aja - 1 Mockingbird - Bryan Bertino - 1 For No Good Reason - Charlie Paul - 2 Aimer, Boire et Chanter - Alain Resnais - 0 Deliver Us From Evil - Scott Derrickson - 1 Fado Camané - Bruno Almeida - 2.5 Fury - David Ayer - 3.5 22 Jump Street - Phil Lord & Christopher Miller - 0 The Town That Dreaded Sundown - Alfonso Gomez-Rejon - 1 St Vincent - Theodore Melfi - 2.5 V/H/S: Viral - V.A - 1 La Chambre Bleue - Mathieu Almeric - 3.5
In Search of Midnight Kiss - Alex Holdridge (2007) - 1 Boy Meets Girl - Leos Carax (1984) - 3.5 [R] Judex - Georges Franju (1963) - 3 Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson - Alex Gibney (2008) - 2 Mission Impossible: Ghost Protocole - Brad Bird (2011) - 0
|
|
tf10
Full Member
Posts: 149
|
Post by tf10 on Nov 4, 2014 17:33:49 GMT -5
Black Coal, Thin Ice (2014) de Yinan Diao: * * * ½
Stranger Than Paradise (1984) de Jim Jarmusch: * *
Kidnaping Blues (1982) de Shinpei Asai: *
Workers (2013) de Jose Luis Valle: ½
Oculus (2013) de Mike Flanagan: * ½
Matar a un hombre (2014) de Alejandro Fernández Almendras: * *
Stratos (2014) de Yannis Economides: 0
The Grandmaster (2013) de Wong Kar Wai: *
|
|